Crítica: A Maldição da Chorona (2019)

A Maldição da Choron

A Maldição da Chorona é uma entrega interessante, que apesar de ter referências com o universo Invocação do Mal, não passa de ser um filme de terror morno, que cai na graça do público e uma rápida diversão.

Lançamento 18 de abril de 2019
DireçãoMichael Chaves
ElencoLinda CardelliniRaymond CruzPatricia Velasquez

Na Los Angeles da década de 1970, uma assistente social criando seus dois filhos sozinha depois de ser deixada viúva começa a ver semelhanças entre um caso que está investigando e a entidade sobrenatural La Llorona. A lenda conta que, em vida, La Llorona afogou seus filhos e depois se jogou no rio, se debulhando em lágrimas. Agora ela chora eternamente, capturando outras crianças para substituir os filhos.

Antes de qualquer coisa deve ser dito que, A Maldição da Chorona não é um filme com um super orçamento e muito menos com um CGI bem feito, ou seja, temos uma entrega que beira o “ok” ao “ridículo”, mas que possui um roteiro bem amarrado e que funciona como um ótimo entretenimento do gênero.

Quando falamos dos atuais filmes de terror, automaticamente nos lembramos de James Wan, produtor e diretor que conseguiu entrar um universo pra lá de interessante com Invocação do Mal. e que mesmo depois de lançados diversos filmes, continuam na graça do público.

A fórmula correta para fazer um excelente filme de terror ainda é um mistério e continua dividindo opiniões, principalmente quando se trata de super orçamento de CGI muito trabalhada – o que não é o caso no filme dirigido por Michael Chaves, que entrega um filme com baixo orçamento e uma CGI extremamente forçada, mas que funciona muito bem como alivio cômico para a trama.

Com absoluta certeza o filme divide a opinião sobre “ir ou não ir assistir?” e a resposta é bem simples, vá. Ele não possui uma história cheia de reviravoltas ou informações, ele é um filme simples, com um roteiro bem amarrado que demora a se desenvolver, mas quando o faz, prende a atenção do espectador e não deixa ele desgrudar os olhos da telona.

Apesar da grande expectativa do público em ver fortes referências ao universo de Invocação do Mal, vale dizer que tudo o que se refere aos outros filmes não passam de pequenos easter eggs, ou seja, algumas coisas podem passar desapercebidas – mas nada que prejudique ou faça o filme ganhar mais forças.

Ter um roteiro bem amarrado não significa que o filme não terá falhas, porque se tem uma coisa que A Maldição da Chorona tem, é falha – as crianças sozinhas em casa que o diga!. Apesar de entregar alguns momentos duvidosos, sem sombra de dúvidas muitos outros fazem o filme valer a pena.

Os holofotes ficam inteiramente para Linda Cardellini, que recém saiu do premiado Green Book e já entrou para um filme de terror que fará com que o público se lembre por um bom tempo de sua impecável atuação. Além da atriz, quem também cai na graça do público e entrega um papel marcante para o filme, é Raymond Cruz, que interpreta um ex-padre, atual curandeiro e que abusa de tiradas engraçadas – sem cair em uma sátira pastelona.

Apesar de abusar do excesso de aparição de Llorona (Chorona), a produção consegue trabalhar bem com a utilização de jumpscare, fotografia escura e aquelas fortes referências aos filmes de Wan – luzes azuis que iluminam as cenas mais tenebrosas. Ele é um terror forte? Não, ele é um terror morno, mas que vale como uma divertida experiência.

Por fim, A Maldição da Chorona não é uma grande revelação para o terror, mas também não é um filme que deixa o espectador frustrado, já que ele trabalha e explora muito bem o gênero, entrega uma história bem amarradinha e um final satisfatório.

Cabe somente ao espectador definir se ele entra para a lista dos filmes do universo Invocação do Mal que valeram a pena ou se ele fica ao lado de A Freira.