Crítica: A Morte de Stalin (2018)

A Morte de Stalin

Uma comédia nada engraçada sobre a Morte de Stalin.

Lançamento: 7 de junho de 2018
Direção: Armando Iannucci
Sinopse:

União Soviética, 1953. Após a morte de Josef Stalin, o alto escalão do comitê do Partido Comunista se vê em momentos caóticos para decidir quem será o sucessor do líder soviético.

A Morte de Stalin é uma tragicomédia, que tenta ao máximo seguir a linha de sátiras políticas, especialidade do diretor Armando Iannucci, mas o filme faz piadas com puns e estupro. A tentativa é boa, principalmente por ser fiel aos nomes em volta de Stalin, mas o resultado não é tão agradável quanto parecia.

O filme gira em torno de diálogos entre o vice de Stalin, o chefe do governo secreto, o diretor das forças armadas, os ministros e outras figuras que cercavam o líder soviético. Ianucci foi tão fiel a história, que Stalin é encontrado numa poça de urina. O humor é corrosivo, a cada tomada de posição durante o longa é feita alguma piada intermitente, com relação muitas vezes com necessidades básicas ou o vestuário dos personagens.

A comédia visualmente é linda, um figurino impecável, cenografia esplêndida, porém não é um filme que te faz morrer de rir. Os atores Jeffrey Tambor, Steve Buscemi, Simon Russell Beale, Michael Palin e Jason Isaacs em sua individualidade são impecáveis, os personagens são bem característicos, mas o humor é ácido e direcionado, muitas vezes não funciona.
Na Rússia, foi alvo de censura pelo governo.

A questão é, a censura é por conta do tema abordado ou pelos bastidores quase fiéis aos que aconteceram na história? Já que as práticas soviéticas são cheias de mistérios, mitos e ignorância em relação aos fatos. A própria morte de Stalin, interpretada de maneiras distintas até hoje com tamanha imprecisão, chega a surpreender o modo como A Morte de Stalin consegue ser ao mesmo bastante fiel aos fatos mais conhecidos.

O conflito do filme é a chegada ao poder, quem assumirá após a morte de Stalin? Com uma disputa clara de poder e ego essa resposta se explana durante todo o longa.

Galeria:

Trailer:

Compartilhar: