Crítica: Ponto Cego (2018)

Ponto Cego

Ponto Cego é reflexivo e necessário para mostrar as cobranças de distintas sociedades

Lançamento 4 de outubro de 2018

Elenco: Daveed DiggsRafael CasalJanina Gavankar

Em Oakland, Califórnia, o ex-presidiário Collin (Daveed Diggs) enfrenta os últimos dias de liberdade de condicional antes de acertar as suas contas com a justiça. Quando ele e o amigo Miles (Rafael Casal) presenciam uma troca de tiros envolvendo policiais, eles hesitam sobre a melhor coisa a fazer. O caso expõe as diferenças de pensamentos entre eles e revela os traumas sociais de cada um.

Ponto Cego é um filme de drama. O filme inicia com Collin recebendo sua condicional com o adendo de andar na “linha” e não ter nenhum tipo de problema durante esse tempo. Faltando 3 dias para terminar sua condicional, Collin presencia um homem negro ser morto por um policial branco, bem a sua frente.  E a partir desse momento, Collin se vê refletindo no mundo a sua volta.

Ponto Cego é muito bom em mostrar as diferenças de realidade dos personagens, a personagem Val (Janina Gavankar) faz uma analogia com as famosas imagens dupla, onde se você olhar de novo, acaba vendo outra imagem.

O amigo de Collin, Miles (Rafael Casal) é muito carismático, tem o estilo do gueto, e sempre arruma confusão. Ele e o seu amigo se conhecem desde a infância, então um cobre o outro nas brigas. Mas, durante o filme, é mostrado que apesar deles terem vindo do mesmo lugar, ele tem cobranças diferentes na sociedade, onde Collin tem que provar a todo o momento, e independente da situação, que é inocente, por causa do estereótipo do negro ser bandido, e Miles por falar gíria, e ter o estilo do gueto, acaba passando por uma situação que o faz refletir sobre o seu lugar perante outras pessoas brancas.

O filme tem vários pontos altos, mas um dos momentos que precisa ser destacado é onde acontece uma discussão pesada entre Collin e Miles, eles discutem sobre as diferenças sociais entre eles, e seus respectivos privilégios.

A trilha sonora do filme é envolvida com rap, e a ambientação sempre mostrando a área urbana de Oakland. Daveed Diggs sempre estar soltando umas letras de rap durante o filme- Ate porque o ator também é cantor, e isso é bom, porque a letra se encaixa na situação em que estão.

Destaque para a atuação de Daveed Diggs, e Rafael Casal, onde conseguem transpassar bem a amizade entre os dois, e a insegurança do mesmo.

Por fim, Ponto Cego é dramático com seus momentos de humor, mas principalmente reflexivo ao mostrar duas realidades em comum, mas com cobranças da sociedade diferentes.

25 anos, Aquariano total do contra, Capoeirista, amante de filmes de terror e viagens no tempo. Não pode ver doce que já quer atacar.